Consultoria de Marketing e Comunicação
Plano de CSR
Responsabilidade Social Corporativa
A responsabilidade corporativa é cada vez mais um fator de decisão tido em conta por potenciais clientes no momento de compra. O seu impacto no meio ambiente, a sua preocupação com os seus funcionários, ou o contributo para a sociedade são alguns dos fatores que as empresas devem considerar na realidade empresarial atual.
Conheça algumas vantagens de um Plano de Responsabilidade Social Corporativa:
Fidelização de clientes
A responsabilidade social é um dos fatores tidos em conta pelos clientes na hora da decisão de compra.
Captar e reter talento
Cativar e reter torna-se mais fácil quando se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores.
Reconhecimento de marca
Trabalhar esta vertente aumenta a exposição da sua empresa, criando uma imagem positiva da mesma.
Crescimento sustentável
Permite-lhe traçar um plano de ações que faz crescer a sua empresa, de maneira sustentável.
A Realidade atual do nosso planeta e do uso desenfreado dos recursos que este tem para nos oferecer tem vindo a alterar muito a forma como são consumidos produtos e serviços, com uma preocupação cada vez mais crescente sobre o impacto das marcas nesta questão.
Associado a isto, os consumidores procuram cada vez mais informações antes de decidirem adquirir um determinado produto ou serviço, passando não só pela consequência ambiental da atividade de uma empresa, mas também analisando a forma como as empresas tratam os seus colaboradores, o seu impacto na sociedade, a sua cadeia de fornecimento, entre outras questões.
Isto leva a que exista uma necessidade de ter transparência dentro e fora da empresa, sendo igualmente importante saber agir e saber comunicar as ações e iniciativas no sentido da responsabilidade social.
Mais do que nunca, é necessário incluir a sustentabilidade no centro das estratégias empresariais, não só no âmbito do meio ambiente, mas também na relação entre a empresa e os seus colaboradores, acionistas, fornecedores, clientes, concorrentes, comunidades e sociedade em geral.
Através deste Plano de Responsabilidade Social Corporativa, será analisado aquilo que a empresa faz corretamente neste sentido, bem como as características e exigências do mercado e seus consumidores, de maneira a perceber e traçar um plano de Estratégia para abordar a questão da responsabilidade social.
Um projeto de Plano de Responsabilidade Social Corporativa envolve as seguintes fases:


Alinhar expectativas
Muito importante para garantir um ponto de partida claro, facilitando fases posteriores.

Análise ambiente externo e interno
Analisar internamente a empresa e compreeender o mercado e os seus consumidores.

Situação atual e grupos de interesse
É preciso compreender o panorama atual da responsabilidade corporativa e potenciais grupos de interesse.

Análise de cenários futuros e implicações
Mais do que prever o futuro, deve-se prever cenários que afetam a empresa

Plano de atividades de Comunicação
Serão definidas as técnicas e meios de comunicação a utilizar e é idealizado o Plano Operacional e respetivo orçamento.

Definição estratégica e linhas de ações
Após as respetivas análises são delineadas as estratégias e ações mais apropriadas para a empresa e mercado em questão.

Comunicar
Além da estratégia correta é necessário saber comunicar aquilo que é feito.
Fale-me da sua empresa
Um Plano de Responsabilidade Social Corporativa pode ser algo complicado. Tire as suas dúvidas.
Se chegou aqui, existe motivação para fazer crescer a sua empresa. Explicando-me aquilo que procura poderemos encontrar a solução mais vantajosa para a sua empresa
Os meus contactos
- mail@franciscomaia.pt
- +351 937 951 638

Consultor especializado em Marketing e Comunicação, com foco em pequenas e médias empresas. Apresento serviços que procuram fazer crescer o seu negócio.